segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Dia do soldado!!!













Comemora-se, nessa terça-feira, o Dia do SOLDADO.





Para o grosso da população deste país a data passa em branco. Por oitenta a noventa por cento dos Brasileiros seremos ignorados. A gente comum, aqueles que povoam as ruas desta nossa Nação, nem sabe que existimos. No máximo reconhecem um SOLDADO no Policial Militar que anda nas ruas. Por tal ignorância culpo um pouco as atividades das organizações militares (Comunicação Social) encarregadas de informar à população sobre as destinações de singulares patrícios que envergam farda.
Pessoa alistada no exército ou nas forças policiais estaduais - Militar sem graduação; PRAÇA. [Ver quadro Hierarquia Militar Brasileira] - Indivíduo que luta por uma ideologia, um ideal etc. (SOLDADO do socialismo); defensor; partidário. Aquele que serve a soldo; estipendiário; mercenário... Essas são algumas definições do substantivo SOLDADO (Dicionário Caldas Aulete).
Em função disso, o povo brasileiro, através dos formadores de opinião, optou por aceitar e utilizar apenas as menos importantes, as mais simplórias. Com o quê, obviamente, não concordo. Estou entre aqueles que não se envergonha de ser um SOLDADO. Tenho meus ideais e acredito no meu país. Não me afasto das coisas que, para mim, tenho como verdadeiras. Temos o destino de sermos uma grande Nação. Posso não concordar com o que tenha acontecido ou esteja acontecendo com as cabeças que dirigiram ou dirigem o Brasil. Na imperfeição do ser humano temos o direito de errar e a obrigação de acertar. Na escala social na qual estivermos localizados temos que fazer a nossa parte. Se tivermos condições de influir nas coisas que nos são destinadas, é nosso DEVER tentar influir. Se minhas palavras chegarem ao conhecimento de quem tem o PODER de mudar as coisas, que tais pessoas reflitam. O direito delas, enquanto, cidadãos, é igualzinho ao meu. Se eles são SOLDADOS da política, da administração correta, do direito, eu sou SOLDADO do militarismo.
Tenho meus ideais, repito, e deles não me afasto. Estamos aí. Pelo menos em tese fazemos parte de uma casta. Do mais moderno recruta ao mais antigos dos nossos oficiais-generais. A farda que nos veste não apenas dignifica o nosso corpo: nosso corpo também dignifica a farda. Somos cônscios do nosso papel e temos que fazer o que a nós toca. Já disse antes que, meninos ainda, fizemos um Juramento à Bandeira. A Bandeira é um Símbolo Nacional. Nessa categoria, ela representa o nosso país. Jurar à ela é jurar ao Brasil. Antes desse solene ato, somos cidadãos comuns. Depois dele, temos muito mais deveres do que direitos. Todos os militares prestam o Juramento. Isso nos coloca num universo à parte, torna-nos mais ligados num pensamento comum. É o que nos identifica como SOLDADOS.
Por pensar dessa maneira é que concito todos a uma reflexão na próxima terça-feira. Será que estamos fazendo mesmo o que o nosso País espera de nós? Estamos trabalhando com a verdadeira consciência do quê é que somos? Pensamentos mesquinhos que possam estar querendo povoar nossas cabeças encontram a resistência que se espera que exista numa pessoa de bem? Como é que estamos tratando aqueles que nos cercam, sabedores que são da nossa formação militar? Temos, sim, que seguir pensando continuamente sobre o quê a sociedade espera da gente. Devemos que estar, todos os dias, prontos para agir. E digo isso sem distinguir ativos de inativos. Fomos formados para uma finalidade. Que se mantém entranhada na nossa pele e está sempre latente. Afinal de contas, ser SOLDADO, no sentido completo do termo, não é para qualquer um. Ser SOLDADO é estado de espírito, é doação constante. Ser SOLDADO, para ser bastante sucinto, é ser SOLDADO.
Portanto, estaremos de parabéns na próxima terça-feira, assim como devemos estar nos parabenizando por todos os dias das nossas vidas. Orgulho-me de ser como todos Vocês.


Esta postagem pertence ao blogueiro Petrocchi, do Portal Militar.


Salve 25 de agosto. DIA DO SOLDADO!




Sábias as palavras de meu companheiro de farda, por isso sinto orgulho de colocá-las aqui.

seja o primeiro a comentar!